9º6 e 9º12 promovem a igualdade de género através de provérbios populares
Os alunos das turmas 9º6 e 9º12, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, sobre o tema “Igualdade de Género” responderam ao desafio que consistiu em identificar provérbios machistas, que ainda estão enraizados na sociedade, e transformá-los em novos provérbios que promovam o respeito e a igualdade entre eles.
Através desta atividade, os alunos não só desenvolveram um olhar crítico sobre mensagens culturalmente perpetuadas, mas também descobriram que, com criatividade e consciência, é possível construir narrativas mais inclusivas e justas. O resultado foi inspirador, revelando o envolvimento dos alunos em desconstruir preconceitos e valorizar os direitos e oportunidades



















Ser adolescente, conhecer para compreender


A Escola Júlio Brandão, no âmbito do seu compromisso com uma formação integral e inclusiva, tem o privilégio de colaborar com a equipa de Pediatria da Consulta do Adolescente do Centro Hospitalar Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, através do projeto “Mais Vale Prevenir”.
Esta parceria visa contribuir para o bem-estar físico e emocional dos alunos, promovendo a literacia em saúde através de sessões informativas sobre a adolescência. Estas sessões, integradas na disciplina de Ciências Naturais, são dirigidas aos alunos do 6.º ano de escolaridade e abordam temas cruciais relacionados com as transformações próprias desta fase da vida, promovendo o autoconhecimento e a adoção de comportamentos saudáveis.
Objetivos das Sessões
- Proporcionar esclarecimentos sobre as alterações típicas da adolescência;
- Incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis e conscientes;
- Fomentar um espaço de diálogo e reflexão sobre as mudanças físicas, emocionais e sociais que caracterizam esta etapa do desenvolvimento.
A Escola Júlio Brandão manifesta o seu profundo reconhecimento à equipa do Centro Hospitalar Médio Ave pela disponibilização de conhecimentos especializados e pela partilha de uma visão integradora que enriquece significativamente o percurso educativo dos nossos alunos.
Unidos alcançamos objetivos mais elevados.
Esta colaboração reforça a relevância da articulação entre a escola e a comunidade, com o propósito de preparar cidadãos capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
Atividade dinamizada em todas as turmas de 6.ºano de escolaridade – 253 alunos
Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE)
Ao longo do ano letivo, o agrupamento implementa o Programa PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar) nas salas de aula, com o objetivo de promover a educação sexual de forma integrada e consciente. As atividades do PRESSE-BOOK são trabalhadas nas diversas turmas, através das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e/ou nas disciplinas indicadas pelo conselho de turma e/ou professor titular. Este programa é aplicado de forma adaptada aos diferentes ciclos de ensino, abrangendo o 1º, 2º e 3º ciclos, bem como o ensino secundário, com o intuito de proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e social, em consonância com os desafios da atualidade.
Com esta ação, a escola compromete-se a promover um espaço seguro e de partilha, onde os jovens possam compreender a gravidade da violência no namoro e encontrar caminhos para relações mais saudáveis e respeitosas. A sensibilização é o primeiro passo para transformar mentalidades e construir um futuro onde o respeito e a igualdade sejam os pilares das relações interpessoais.
Tabela 1 – Número de alunos do Agrupamento envolvidos no programa PRESSE.





Cerca de 300 alunos do 10º, 11º e 12º ano dos Cursos Profissionais estiveram à conversa com a Drª Inês Azevedo e colocaram as suas dúvidas sobre as várias temáticas abordadas no Projeto PRESSE. Foram três sessões bem dinâmicas, em que a frontalidade e simplicidade na abordagem dos assuntos pela parte da oradora colocou à vontade a curiosidade dos nossos jovens. Um especial agradecimento à Drª Inês (ex-aluna AECCB) pela disponibilidade, simpatia e pelo empenho que colocou na condução destas palestras.

Violência no Namoro. Até onde Queres ir?












Em articulação com Programa de Educação para a Saúde (PRESSE) e o projeto Mais Vale Prevenir, os alunos do 8º-11, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, realizaram cartazes /flyers/ filmes com ‘slogans’ sobre a “Violência no Namoro. Até onde queres ir?”. Este concurso teve como objetivo levar os jovens a refletirem e a identificarem as diferentes formas de violência no namoro: violência psicológica, violência física, prática de invadir os telemóveis, as redes sociais, a forma de vestir, a prática de ‘Stalking’, de manipular e controlar as relações do outro, o uso de ameaças. Pretendeu-se também, que conseguissem identificar as formas de cessar a prática ou de como pedir ajuda.
Com esta ação, a escola compromete-se a promover um espaço seguro e de partilha, onde os jovens possam compreender a gravidade da violência no namoro e encontrar caminhos para relações mais saudáveis e respeitosas. A sensibilização é o primeiro passo para transformar mentalidades e construir um futuro onde o respeito e a igualdade sejam os pilares das relações interpessoais.
