Atividades – Comportamentos Aditivos e Dependências

Agentes de Prevenção - Álcool

Os alunos do curso profissional de design gráfico profissional do 3º ano elaboraram cartazes com slogans preventivos sobre o consumo do álcool.

Álcool /verdade ou mito

No programa “Mais Vale Prevenir”, promovemos competências para que os jovens possam viver dias sem álcool ou, pelo menos, reduzir os riscos associados ao seu consumo.

Este projeto é direcionado aos alunos do 12.º ano, que se encontram numa fase de maior autonomia, em que passam a ser responsáveis pelas suas decisões. Para apoiar escolhas informadas, são abordados temas como:

  • O que é uma bebida alcoólica: processos de fabrico e diferentes tipos.
  • O impacto do álcool no organismo e os riscos associados ao consumo.
  • Mudanças nos padrões de consumo: policonsumo, “alcopops” e binge drinking.
  • Consumo de álcool e condução.
  • Fatores que influenciam a decisão de beber: crenças, perceções e atitudes.

Esta atividade tem como destinatários todas as turmas do 12.ºano – 467 alunos.

Experimenta Sem álcool

No âmbito da iniciativa “Experimenta Sem Álcool”, promovemos uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar os jovens e a comunidade escolar para os riscos associados ao consumo de álcool, incentivando escolhas mais saudáveis e responsáveis.
A ação teve início em dezembro, com a participação ativa dos alunos do 8.º ano da Escola Júlio Brandão, que, como verdadeiros agentes de prevenção, criaram bases de copos decoradas com mensagens preventivas e inspiradoras. Estas mensagens destacaram a importância de fazer escolhas conscientes e refletiram a criatividade e o compromisso dos nossos jovens.
Hoje, foi a vez dos alunos do Curso Técnico de Restauração (Cozinha e Pastelaria) do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco surpreenderem a comunidade escolar. Com talento e dedicação, proporcionaram uma experiência única ao preparar e servir cocktails sem álcool, que foram verdadeiras obras de arte em sabor e apresentação.
Paralelamente, alunos e adultos tiveram a oportunidade de utilizar óculos de simulação, experienciando de forma segura os efeitos do consumo de álcool e refletindo sobre os impactos que este pode ter no comportamento e nos sentidos. Esta atividade prática despertou uma nova perceção sobre a importância de prevenir e evitar os excessos.
Os cocktails preparados foram submetidos a votação pela comunidade escolar, sendo o grande vencedor do concurso uma deliciosa sangria sem álcool, que conquistou paladares e mostrou como é possível desfrutar de sabores incríveis sem recorrer ao álcool.
Agradecemos a todos os professores e alunos que participaram nesta iniciativa, demonstrando empenho, criatividade e espírito de equipa. Foi um passo importante na construção de uma comunidade mais informada e consciente.
Juntos, continuamos a promover escolhas saudáveis e um ambiente escolar onde todos podem prosperar.

Dia Mundial do Não Fumador

No âmbito da celebração do Dia do Não Fumador, assinalado a 17 de novembro, o projeto “Mais Vale Prevenir” dinamizou uma série de sessões educativas junto dos alunos do 6.º ano da Escola Júlio Brandão. O objetivo? Promover uma reflexão crítica e consciente sobre o impacto do tabagismo e as vantagens de escolher um estilo de vida livre do cigarro.

Ao longo das últimas semanas, os alunos foram desafiados a debater questões essenciais como: 

  • Por que celebramos o Dia do Não Fumador e não o Dia do Fumador?
  • Se 80% dos tabagistas desejam parar de fumar, por que tantos enfrentam dificuldades para alcançar esse objetivo?
  • O que leva uma pessoa a começar a fumar?
  • Quais os riscos associados às substâncias presentes nos cigarros?
  • Que vantagens têm os não fumadores ou aqueles que abandonam o hábito?
  • Por que muitos escolhem não fumar?
  • Quais as diferenças entre o cigarro tradicional, os cigarros aquecidos, eletrônicos, vapes e e-cigarros? 

As sessões, que incluíram momentos de partilha, atividades interativas e debates, revelaram-se experiências muito enriquecedoras, tanto para os alunos como para os dinamizadores do projeto. Durante as discussões, os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os perigos do tabagismo e as alternativas disponíveis, assim como refletir sobre a importância de tomar decisões informadas e saudáveis.

O “Mais Vale Prevenir” está a percorrer as 11 turmas do 6.º ano, promovendo o envolvimento de todos os estudantes e incentivando uma cultura escolar de bem-estar e saúde.

“Foi muito interessante perceber as ideias dos alunos e o quanto estão conscientes dos perigos do tabaco. As perguntas e debates foram muito ricos, e acreditamos que estas sessões ajudarão a construir um futuro com menos dependência e mais escolhas saudáveis”, destacou uma das responsáveis pelo projeto.

A iniciativa do Dia do Não Fumador é mais do que uma comemoração: é um apelo à reflexão e à ação para proteger as gerações futuras dos malefícios do tabaco. Com atividades como esta, a mensagem chega mais longe e com maior impacto.

Mais vale prevenir do que remediar – e, com certeza, mais vale nunca começar do que tentar parar.”

Escola Básica do 1ºCiclo de Landim

No dia 17 de novembro comemorou-se o “Dia Mundial do Não Fumador”. Assim desenvolveram -se uma série de atividades, relacionadas com esta data tão importante, que tiveram lugar, na execução de diversos trabalhos, através de pesquisas e que os/as nossos/as alunos/as aqui os apresentam aos colegas de turma. O grande número de jovens que frequenta a escola tem de ser informado sobre os riscos inerentes ao consumo do tabaco. É também na escola que se deve proceder à capacitação dos jovens para agirem de forma a salvaguardarem um estilo de vida saudável e a refletirem sobre as melhores escolhas a fazer.

Dia da Internet Mais Segura

Como forma de assinalar Dia da Internet Mais Segura os alunos tiveram a oportunidade de participar no envolvente Jogo Missão 2050, uma iniciativa educativa concebida para sensibilizar e capacitar os jovens para as boas práticas no mundo digital.

Comportamentos aditivos com e sem substância/fatores protetores de fatores de risco. (2 sessões por grupo).

Foi realizada a atividade “Comportamentos aditivos, com ou sem substância: fatores protetores e fatores de risco”, destinada a todas as turmas de 9ºano de escolaridade com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos sobre esta temática relevante.

Durante as duas sessões, os estudantes foram convidados a refletir e debater questões como:

  • O que é uma adição?
  • Comportamento aditivo sem substância: até que ponto o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é saudável e quando surgem os sinais de risco?
  • Comportamento aditivo com substância: definição de drogas, suas origens, estatuto jurídico, e os diferentes efeitos no sistema nervoso central e na vida do utilizador.
  • O “Mito da invulnerabilidade percebida”: como a perceção de invulnerabilidade pode conduzir do simples uso à dependência.
  • Fatores de proteção e de risco: quais as condições que ajudam a prevenir ou aumentam a probabilidade de desenvolver comportamentos aditivos.
  • Esta iniciativa pretendeu promover o conhecimento, a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências para escolhas informadas e saudáveis.