Dia Mundial da Alimentação – Conversar, Conhecer e Compreender
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de outubro, os alunos do 6.º ano participaram numa sessão dinamizada pela equipa de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave – Vila Nova de Famalicão.
Durante esta conversa, refletiram sobre as transformações próprias da adolescência, a importância de uma alimentação saudável, os diferentes distúrbios alimentares e a influência das redes sociais na imagem e no comportamento.
No dia 17 de outubro de 2025, realizou-se também, no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, a ação “Adolescência, conhecer para compreender”, dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos do 6.º ano.
A sessão contou com a presença da mesma equipa de Pediatria, que abordou temas essenciais como:
- As características da fase da adolescência;
- A importância de uma alimentação equilibrada e a prevenção de distúrbios alimentares;
- A pressão das redes sociais sobre a imagem e a autoestima dos jovens.
Foi um momento de grande partilha e reflexão, que permitiu aproximar a escola, as famílias e os profissionais de saúde em torno de um tema fundamental para o bem-estar dos nossos alunos.
Dia Mundial da Diabetes
No dia 14 de novembro, a nossa escola teve o privilégio de receber médicos do Centro Hospitalar Médio Ave para dinamizar uma sessão de sensibilização em comemoração do Dia Mundial da Diabetes. A iniciativa teve como objetivo alertar para a importância da prevenção da diabetes, uma doença que afeta atualmente cerca de 14% da população adulta portuguesa e que, infelizmente, tem vindo a aumentar também entre os jovens.
Durante a sessão, foram abordados temas essenciais relacionados com a diabetes, incluindo os riscos e consequências da doença se não for tratada adequadamente. Entre as complicações associadas à diabetes, destacam-se as doenças cardiovasculares, insuficiência renal, perda de visão e até amputação de membros.
A diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, pode ser prevenida ou os seus efeitos podem ser adiados através da adoção de hábitos de vida saudáveis. A educação sobre a importância de uma alimentação equilibrada, a manutenção de um peso corporal adequado e a prática regular de exercício físico desempenham um papel fundamental na prevenção.
Comemorar o Dia Mundial da Diabetes é, portanto, uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e da conscientização. A nossa escola continua a trabalhar para promover a saúde e o bem-estar de todos os seus alunos e membros da comunidade educativa.
Palestra sobre alimentação saudável
Os alunos da turma 6.9 e 6.10 tiveram o privilégio de comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) de uma maneira educativa e inspiradora com uma palestra sobre alimentação
saudável, dinamizada pela nutricionista da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dra. Carla Sousa. A palestra proporcionou aos alunos a oportunidade de aprenderem com uma especialista experiente. Destacou-se a importância de uma dieta equilibrada e saudável, explorou-se a roda dos alimentos, reforçou-se a necessidade de um bom pequeno-almoço em casa e do consumo diário de frutas e legumes. Foi também abordada a necessidade de moderar o consumo de alimentos processados e açucarados e optar por alternativas mais saudáveis e sustentáveis. Além de informações sobre nutrição, a Dra. Carla salientou a importância da leitura dos rótulos alimentares para se fazerem escolhas saudáveis e conscientes. Os alunos participaram ativamente, fizeram perguntas e esclareceram as dúvidas. Nesta interação criou-se um ambiente de aprendizagem envolvente e esclarecedor. Esta atividade foi realizada em articulação com os professores das disciplinas de Ciência Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.
Workshop “Muffins de bolacha maria”
No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a turma 6.9 participou uma sessão de Showcooking dedicada à confeção de “Muffins de bolacha maria” na cantina destinada à formação dos alunos dos cursos profissionais.
Numa parceria entre as disciplinas de Cidadania e Ciências Naturais e o projeto “Less is more, B Creative – agir no presente, transformar o futuro”, a turma 6.º9, sob a orientação do professor Ricardo Lanção e dos alunos dos alunos do Curso Profissional Trest 13, Cozinha/Pastelaria, teve a oportunidade de assumir o avental e confecionar deliciosos Muffins de bolacha maria.
Na confeção dos Muffins foram usados os seguintes ingredientes: bolacha maria triturada (que seria um desperdiço na empresa produtora), açúcar, óleo, ovos, leite, fermento, canela e raspa de laranja.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de demonstrar habilidades de colaboração e de respeito pela higiene e segurança alimentar.
Após a fase de preparação, os Muffins foram cuidadosamente colocados no forno, enchendo a cantina com um aroma tentador.
A degustação foi um sucesso, confirmada pela forma como alunos e professores saborearam os deliciosos Muffins.
PARA ALÉM DE UMA ATIVIDADE GASTRONÓMICA DIVERTIDA PERMITIU TAMBÉM ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, DESENVOLVER HABILIDADES CULINÁRIAS E DESENVOLVER NOS ALUNOS UMA CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DO BOM USO QUE SE PODE DAR AO “DESPERDÍCIO”.